Bem vindo a DataCities - Cidades Inteligentes

(85) 99815-0004

GESTÃO DE OBRAS NO GOVERNO: PRINCIPAIS DESAFIOS

1) Projetos de Engenharia e Arquitetura sem processo de compatibilização gerando problemas na obra e aditivos;

2) Projetos sem extração de quantitativos assertivos com orçamentos que não batem com o projeto real;

3) Atrasos nas obras decorrentes de projetos não compatibilizados;

4) Dificuldade de gerir muitas obras com muitos colaboradores envolvidos, empresas contratadas, equipes de fiscalização , etc.;

5) Constantes revisões de projetos dificultando a atualização dos projetos e a utilização da última versão do projeto na obra.

 

 

GESTÃO DE OBRAS NO GOVERNO: PRINCIPAIS DESAFIOS


O DECRETO FEDERAL Nº 9.377 ESTABELECE METAS E PRAZOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO BIM
O DECRETO FEDERAL Nº 9.377 ESTABELECE METAS E PRAZOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO BIM

O decreto federal nº 9.377 assinado em 2018 pelo governo federal estabelece metas e prazos para implementação do BIM e recomenda que todos os órgãos públicos utilizem a tecnologia BIM a partir de 2021. Segundo o Governo Federal, a estratégia tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento do setor, através de processos econômicos e transparentes, beneficiando produtores e contratantes. Apoiamos sua organização a implantar a metodologia BIM fornecendo uma solução customizada para sua necessidade e seu orçamento. Nosso trabalho leva em conta análise do cenário atual da sua organização apresentando um projeto customizado para suas demandas de projetos que permita uma evolução gradual no grau de maturidade de adoção do BIM sem afetar os projetos atuais que ainda estão em modelos 2D.



GESTÃO DE OBRAS NO GOVERNO: 10 BENEFÍCIOS DO BIM PARA AS EQUIPES

1.Trabalhar de forma integrada e coordenada sobre um modelo 3D;
2.Permitir a detecção de incompatibilidades na fase de projeto;
3.Permitir a extração de quantitativos precisos e informações , reduzindo a quantidade de aditivos e atrasos em obras;
4.Dispor de informações atualizadas, acessíveis através da nuvem no seu escritório ou na obra, por meio de dispositivos móveis;
5.Diminuição de atrasos nos projetos;
6.Redução de erros de projeto e retrabalhos decorrentes desses erros;
7.Redução dos custos de manutenção das obras e aditivos;
8.Melhoria do gerenciamento e organização das informações;
9.Ambiente comum de dados e projetos, com arquivos atualizados e padronizados;
10.Trabalho cooperativo entre equipes e fluxos de trabalho automatizados.

 

GESTÃO DE OBRAS NO GOVERNO: 10 BENEFÍCIOS DO BIM PARA AS EQUIPES


OPEN BIM  - SOLUÇÕES ABERTAS E INTEROPERÁVEIS
OPEN BIM - SOLUÇÕES ABERTAS E INTEROPERÁVEIS

O conceito OpenBIM é uma abordagem universal utilizada em projetos colaborativos baseada em fluxos de trabalho abertos.  Ao adquirir uma solução BIM é importante avaliar o conjunto das tecnologias que serão adquiridas e o grau de interoperabilidade entre elas. A DATACITEIS trabalha com um conjunto de fornecedores especializados em cada disciplina de projeto e todos são aderentes à normas da BuildingSmart, o que garante interoperabilidade e integração da solução fornecida através do IFC. Implementações eficientes de projetos BIM exigem conhecimento, softwares especialistas, serviços profissionais de treinamento e consultoria além de apoio para criação de processos, bibliotecas e compatibilização de projetos.  Nossas equipes de consultoria possuem a certificação de todos os fabricantes do nosso portfólio e possuem experiência em projetos no Brasil e no exterior.



AMBIENTE DE DADOS CONECTADO (CDE)

A implantação de um projeto BIM requer a criação de um ambiente de dados conectado (CDE) para gerenciar informações de todo o ciclo de vida dos ativos com suporte à processos e projetos colaborativos. A implantação da solução ProjecWise leva sua empresa à nova era de entrega digital de projetos. Ao estabelecer um ambiente digital para todas as informações de projetos, sua organização aumenta a velocidade e a qualidade da colaboração com troca de informações e fluxos de trabalho sem papel em todo o processo de projeto, aquisição e construção.

Imagem: CBIC – Coletânea BIM vol. 3 Colaboração e integração BIM

AMBIENTE DE DADOS CONECTADO (CDE)


RAZÕES PARA IMPLEMENTAR O BIM E SER UM GESTOR INOVADOR E PIONEIRO
RAZÕES PARA IMPLEMENTAR O BIM E SER UM GESTOR INOVADOR E PIONEIRO

REDUÇÃO DE ADITIVOS: Reduza aditivos desenvolvendo projetos em BIM com projetos bem planejados e compatibilizados antes da construção em campo.

BIM É UMA DIRETRIZ DE GOVERNO: Em maio de 2018 o governo federal assinou o Decreto 9.377, que passa a exigir a adoção do BIM em obras públicas já a partir de 2021.

FINANCIAMENTO PÚBLICO: As fontes de financiamento público como o BID, BIRD e BRICS passarão a exigir o BIM como diretriz para a aprovação de crédito.



GESTÃO DE OBRAS NO GOVERNO: BENEFÍCIOS DO BIM PARA A GESTÃO PÚBLICA

Os projetos que utilizam a metodologia BIM são melhores, mais rápidos e mais econômicos. Ao implementar projetos em BIM gestores públicos serão mais eficientes e inovadores sendo reconhecidos em seus órgãos de atuação.

Os projetos desenvolvidos em BIM apoiam a transparência nas obras públicas, fortalecendo os gestores públicos e órgãos fiscalizadores. A manutenção dos ativos tem o maior custo do empreendimento. A metodologia BIM facilita a gestão e manutenção desses ativos reduzindo custos.

Projetos desenvolvidos em BIM reduzem desperdícios de materiais e tornam o processo construtivo sustentável. A simples aquisição de softwares não garante o sucesso do seu projeto BIM. Fale com especialistas que já tiveram sucessos em projetos similares.

 GESTÃO DE OBRAS NO GOVERNO: BENEFÍCIOS DO BIM PARA A GESTÃO PÚBLICA


Gostaria de receber uma ligação ?

Clique e Saiba Mais

Assine
Para receber as novidades.